terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Comrades 2010

I like Comrades Marathon



Falar da prova que mais adoro fazer e um prazer.Quando estou na largada esqueço os sofridos kms de treinos, as criticas de quem não entende o que e correr uma prova dessa, que no meu primeiro treino de 50km em pista deste ano foi uma droga, que a suplementacão me enjoava, , que no km 30 quando olhei em volta nada somente a chuva fina que insistia em continuar , pudera domingo de páscoa qual o maluco se aventuraria a sair de casa para ir a uma pista parecendo quase abandonada para ir treinar , tive vontade largar aquilo ali afinal provar para quem, para que ficar rodando 125 voltas , depois pensei vou terminar do que jeito que der, porque na realidade eu não tinha que provar nada ou dar satisfação era so colocar treino não finalizado, mais o problema esta dentro de mim eu não me perdôo quando não tento ir até o fim.O treino foi dificil para mim, embora estivesse tudo ok para a planilha que era para rodar entre 5:20 a 5:40 e rodei para 5:30 , digo que foi ruim porque eutinha a sensacao de nao estar bem, a acabeca girando por outros lugares, pensamentos em coisas que nao eram para pensar naquele momento, estava me sentindo triste e sozinha ao contrario dos meus outros treinos quanto mais longo os kms mais a sensacao de estar rodeada de coisas boas.Quando termenei desabei a chorar e cheguei a pensar em desistir de ficar querendo perfeicao.Segunda-feira outro dia outros pensamentos, nao sei nadar , nao tenho bike, acho que o lance e continuar a correr.
O que houve de diferente nessa 3 Comrades, estava com novo treinador, cidade e local de treinos diferentes, isso mexeu um pouco com meu emocional.Sentia falta de mais calor humano.Muito treino sozinha.Eu fiz a maratona de São Paulo como treino foi a primeira vez que corri essa prova ela chega a ser chata e uma prova que mexe com os nervos da gente estava bem quente e em alguns pontos que passei a água estava fervendo ou faltava isotonico aqueles tuneis deixa a gente tonta e nas duas vezes que passei por eles parecia que estava dentro de uma lata de sardinha embora nunca tenha ficado em uma rs. Na segunda-feira em consequência da falta de me hidratar direito amaheci com muitas dores musculares parecia que tinha passado um caminhão por cima do meu corpo mais nao teve moleza os treinos continuaram fui para meus outros 50km nesta semana mesmo aquela pista parece que ficou maior eu nao corria voa, encaixe perfeito do pace e suplementaçãoo , novamente aquela chuva fina mais agora nao importava reta final terminando querendo mais.A diferença de um treino ruim para um bom para mim e quando sinto dores musculares , porque provavelmente errei na suplementacao, sinto dor muscular com musculacao, pilates nao com rodagens longas.Antes da maratona de Sao Paulo fui para o revezamento da Volta a Ilha com uma das equipes femininas da CRCuritib@ eu voltei mais confiante , porque sentir a sensacao de aconchego de quem nos apoia e torce e passa pelo mesmo que a gente e muito bom.Faltando 4 semanas para a prova a preparadora fisica Lia Barros deu uma mexida no meu treino de musculacao ficou mais dinamico e sempre focado para a dura prova. Fiz meu ultimo longo de 60km, 30km de manha e 30km a tarde e dai so era esperar aquela semana de rodagens leve e partir para a corrida.
O grande dia
Como tive problemas com o embarque cheguei dia 29 as 11horas estava cansada e com sono.
Fui para feira peguei meu kit e fui para casa dormir.Porque um fuso de 5 horas e meio complicado dormi das 16 ate umas 19horas levantei comi arrumei as coisas, colocar numero na camiseta, suplementacao , coisas basicas de qualquer corredor e fui dormir eram umas 22horas acordei as 3horas eu me sentia pelo menos parecia descansada , tomei cafe e fomos embora, na Van me sentia ansiosa e ao mesmo tempo alegre.Quando larguei eu estava confiante esqueci as dificuldades e me mandei.Encontrei varios brasileiros que la na frente comecaram a me passar.Nao estava fazendo uma prova ritmada eu tinha treinado as subidas para subir normal e descer mais forte estava dando certo , estava tudo bem o negocio era fechar entre 8h30 ou 8h40, sabe quando voce esta numa maratona os 30kms parecem uma eternidade e na Comrades eles vieram rapidos e com eles a dor , aquele inchaco o roxo, por um instante ficou tudo branco, coloquei a mao acima do peito doia demais, pensei sera aqui que encerro a vida de corredora, pensei acho que vai ser legal, mais passado 2km pensei Deus me deixa terminar mais essa nao importa o tempo, fiz as promessas de sempre , pedia olha vou correr mais 1km+1km+1km e se no km60 nao paraq eu desisto.Quando digo que Deus fica mais perto de mim em provas longas tem gente que me acha maluca, porque e assim que me sinto entao Deus fez com que aparecesse os meninos do Pao de Acucar o Pedro e o Jose que me ofereceram ate agua eu aceitei o remedio para dor, o remedio aliviou a dor.Melhorei consegui ir bem nas descidas no km 60 nao pensava mais em desistir. So que nessa altura toda minha estrategia havia mudado, corer mais devagar , esquecer o tempo de 8h30 focar apenas em terminar a prova, pensei nao posso me frustar antes da hora , eu sei que muita gente vai falar ela foi mal ne?
Olhando para meu tempo anterior sim, mais penso que nao errei , que treinei direitinho mais nunca havia passado por aquela situacao, voce sentir enjoo, cansaco muscular num treino e normal faz parte mais aquele inchaco nao era normal.Eu tive a chance de recomecar ,uma nova prova apartir do km 30 sub 10 horas, sub 11 , sub 12horas estaria bom do mesmo jeito.Eu nao ligo de novamente no proximo mes de dezembro nao tomar mais coca-cola, nao comer chocolate, deixar de comer pao, deixar de ir as ceias de natal e ano novo eu encaro quantas vezes for preciso dias sem vida social, sem tomar cerveja, sem chocolates nas pascoa, sem bolo com recheio no meu aniversario, sabe porque enfrento tudo isso porque pelo simples prazer de tentar novamente, porque existem pessoas que acreditam que eu posso ou simplesmente eu acredito que posso.Correr nao e simplesmente colocar um tenis sair por ai a rodar.Correr e ter consciencia de ate aone teu corpo pode ir, e cuidar dele como um todo, nao so dos pes e pernas.Cuidar da mente, da parte fisica, porque nao somos maquinas, tem dias que ele nao corresponde ao que queremos por isso aprtir do momento que senti dores que jamais tinha sentido, desacelerei, tudo bem tinha passado por um treinamento dificil, tinha treinadores, nutricionista um trabalho que acaba envolvendo nao so voce, mais voce comeca a pensar como equipe, o que o treinador diria, qual seria a decisao sensata, nos treinos eu pensava qual seria a minha reacao caso nao alcancar o objetivo e nao cogitei nessa hipotese.Mais no momento que a verdade chegou nua e crua doeu sim, mais pensei estou aqui viva vamos terminar sem traumas e sem arranjar desculpas.Continunado quado faltavam 8kms a dor voltou e voltou valente, eu ia diminuindo so vi corredores me passando 3km aquele branco de novo de tanta dor pedi para segurar na mao do corredor que estava do meu lado tinha que chegar ate o final.Nesses 7 anos de corrida foi a primeira vez que caminhei numa prova e parecia que estava explintando “O Senhor é o Deus Eterno, Ele criou o mundo inteiro >Ele nao se cansa , nao fica fatigado; ninguém pode medir sua sabedoria.Aos cansados ele da nova força e enche de alegrias os fracos.Ate os jovens se cansam, e os moços tropeçaam e caem mas os que Confiam no Senhor recebem sempre novas forças.Voam nas alturas como águias, correm e nao perdem as forças, andam e nao se cansam.”Isaias 40.Bem faltando um km a dor estava ali mais nessa altura a tua cabeca tem que comandar a festa e parti para chegada , para aquele estadio cheio de pessoas gritando.Quando o locutar falou meu nome, abri um sorriso e agradeci a Deus e ao meu amigo.Mais uma Comrades completada.Depois de 40 minutos comecou o pior vomitei, medico, soro, injecao, choradeira.Fui para casa ruim, passei a segunda toda so na agua e com os enjoos e vomitos eca.Melhorei so a tarde.Problema distencao muscular.Quero dizer que nao vou desistir de fechar uma Comrades em 7h30 ate 2014 e o objetivo.Porque a vida tem que ser feita de objetivos e tentar cumpri-los e o minimo que posso fazer.
Aos que acreditam obrigado.Aos que torcem contra sinto muito uso isso para ir mais longe.
Meninas e meninos amarelinhos (Crcuritib@) obrigado moram no meu coracao.
Hype Fitness , Marcos e Tom valeu.Lia Barros obrigado.
Augusto muito obrigado.

Ah Rafael eu consegui quer dizer nos conseguimos fui com os 54kilos pena que nao consigo mante-los ne?Tentarei mais esta dificil.Obrigada Rafa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário